segunda-feira, 1 de abril de 2013

UM + UM = Quatro | Co-autoria com Joana Maia e Pedro Ferreira, a partir do conto de Mariana Almeida (Onde está a Felicidade?)


UM+UM=QUATRO

A partir de um convite para explorar a contação de uma história através de imagens não figurativas,o projeto UM+UM=QUATRO  procurou explorar a relação do texto com a imagem, no contexto específico da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, em Torres Vedras. 
____________________________________________________________________
Existe hoje a consciência de uma herança narrativa, quer oral quer escrita, que se organiza segundo uma estrutura gramatical própria. Ao mesmo tempo, a narrativa remete-nos para as pinturas rupestres que se inscrevem nas paredes de Lascaux, para os hieróglifos egípcios ou os frescos gregos, medievais e renascentistas, aos murais mexicanos e até a alguns exemplos de arte urbana. Todos eles nos deixam uma memória, um relato, a testemunha de uma presença no tempo e no espaço.
     A arte contemporânea tem levado à fusão de diferentes linguagens e formas de fazer arte. Para este projeto partimos da evolução da relação entre texto e imagem dos livros-de-artistas enquanto objetos multifacetados, e das instalações que dão importância ao lugar (site-specific) na construção da obra de arte.
        Abraçando diferentes formas de representação, propomos fazer da Fábrica das Histórias-Casa Jaime Umbelino um museu-objeto que recebe duas formas de contar uma narrativa: a escrita e a visual, transformando o seu espaço físico e cultural num conto que se propaga pelas paredes e dá ao espectador o papel principal na construção do seu sentido e sequencialidade.
Uma casa, um património. Duas formas de narrar e diferentes interpretações.